São tempos difíceis para os sonhadores...


"Perdone que se lo diga otra vez, pero no puedo dejar de venir aquí mañana. Soy un soñador. Hay en mí tan poca vida real, los momentos como éste, como el de ahora, son para mí tan raros que me es imposible no repetirlo en mis sueños. Voy a soñar con usted toda la noche, toda la semana, todo el año. Mañana vendré aquí sin falta, aquí mismo, a este mismo sitio, a esta misma hora, y seré feliz, solamente, recordando el día de hoy."

Fiódor Mikhailovich Dóstoiévski


Gostaria de poder escrever aqui como antes, expressar meus sentimentos e pensamentos de uma forma bela, mas algumas vezes chego a pensar que necessito estar triste para me expressar bem a través da escrita ou de qualquer outro tipo de arte. Isso me incomoda um pouco, pois as vezes sinto como se tudo o que eu fizesse me levasse a caminho da tristeza. Tenho medo ser uma dessas pessoas que são tristes por natureza e que no fundo, bem no fundinho, sempre ficam inventando problemas, antecipando as desgraças e sendo pessimistas.
Não quero buscar tristeza nas coisas boas, por mais temporárias que sejam, não quero antecipar a dor jamais. Quero ser uma pessoa otimista, ou ao menos simplesmente não ser pessimista. Quero deixar de pedir tanto e me conformar com todas as coisas boas que tenho agora. Sou jovem e não tenho porque ficar esperando a que o "pra sempre" apareça imediatamente, nada será estável até daqui a muito tempo. E quem sabe nada nunca será estável, eu sei lá! O que queria dizer é que tenho que me dar conta -e me conformar- de que só tenho 16 anos e tudo é passageiro nessa fase da vida, porque é a época para isso. Esse é o caminho que conduz as pessoas para o que elas estão constantemente buscando: a estabilidade.
Algumas pessoas alcançam o que querem cedo e outras levam muitos anos, mas todas estão em busca de algo que na realidade não conhecem, mas buscam por puro instinto. Alguns sabem lidar com o que encontram, outros aprendem, outros abandonam e seguem buscando outra coisa. Não sei o que busco, não sei o que quero e o que preciso porém sei que devo seguir a minha vida e ir fazendo meu caminho. Pouco a pouco irei encontrando coisas novas, perdendo outras e mantendo as que me fazem bem e me agradem, todas essas perdas e ganhos irão se complementando e em um determinado momento descobrirei se é o que buscava. Se não for assim, a vida continua para que sigamos experimentando coisas novas.


"En vano escarba el soñador en sus viejos sueños, como si fueran ceniza en la que busca algún rescoldo para reavivar la fantasía, para recalentar con nuevo fuego su enfriado corazón y resucitar en él una vez más lo que antes había amado tanto, lo que conmovía el alma, lo que enardecía la sangre, lo que arrancaba lágrimas de los ojos y cautivaba con espléndido hechizo."
Fiódor Mikhailovich Dóstoiévski


Muitas vezes gostaria de ser menos sonhadora e ter os pés mais firmes no mundo real. Não posso dizer que o tempo vai me ajudar nisso pois acredito que quando um nasce sonhador, morre sonhador. Claro que pelo fato de seguir vivendo, levando pancadas e surpresas um sonhador pode ir endurecendo a alma.
Eu creio que quando o sonhador é muito puro de coração e a vida lhe arrebata os sonhos de uma maneira brusca, muitos acabam frustrando-se exessivamente. Minha opinião é que esse tipo de pessoas são muito frágeis e fáceis de se destruir, por serem extremamente sensíveis. Alguns se tornam pessimistas, outros solitários, outros gênios, outros covardes e outros de tudo um pouco.


"Como todos os sonhadores confundi o desencanto com a verdade!"
Jean Paul Sartre


Sempre chega um ponto na minha vida em que eu me sinto tão vazia e pedindo desesperadamente por algo ou alguém que possa trazer um pouco de felicidade para a minha vida. Na maior parte dos casos encontro alguém em quem me apoiar, deposito todos meus sonhos e expectativas nessa pessoa. Com o passar do tempo me dou conta de que ao invés de apoiar-me nessa pessoa para seguir com força e alegria enfrentando meus problemas, acabo me agarrando tão firmemente nela que a acabo espantando.
Quando tudo se acaba fico triste e só outra vez. Cometo o mesmo erro milhões de vezes mas é só quando me vejo abandonada no meu mundo de sonhos é quando percebo que somente o que fiz foi esconder meus problemas e a realidade que tanto me incomoda debaixo de um tapete imundo e comido por traças.


"Meus pensamentos solitários e sonhadores flutuam feito bolas de sabão multicoloridas na poesia do ar. Como emitir pensamentos mais sólidos?"
Camila Custodio

Leave a Reply