Sahib Bibi aur Ghulam

Ontém a noite botei na minha cabeça duas coisas: devia experimentar fazer gulab jamun e assistir a um filme indiano..
Como faziam meses que não assistia nada novo, resolvi assistir um clássico que ganhou muitos awards no seu tempo, Sahib Bibi aur Ghulam (1962).
O filme se foca basicamente em uma mulher indiana que não recebe a mínima atenção do seu marido, que o único que faz é beber vinho e ver mulheres dançando e cantando. Ela fica mendigando um pouco de atenção, fazendo todo o tipo de sacrifícios e se humilhando para que ele fique com ele ao menos por um dia.
Ela começa a beber vinho, vira uma bêbada viciada mas tem o marido perto dela durante algum tempo.
Esse é um resumo muito mal feito do filme, mas é isso aí!
No meu ponto de vista o filme é machista e trata da bebida como se fosse a ruina para qualquer pessoa. Um pouco bobinho, mas eu gostei. Tem uma ótima interpretação da parte do ator principal, Guru Dutt, gostei muito dele. É uma ironia (e uma pena!) que na vida real ele tenha acabado justamente como a mulher do filme, bebendo exessivamente e perdendo o controle sobre a própria vida. No final das contas ele acabou se suicidando.
Voltando ao filme, achei a trilha sonora fantástica! As músicas românticas dos anos 60 eram as melhores! Mais clássicas, mais bem trabalhadas e mais românticas. Inclusive pude notar uma sutil influencia da música ocidental dos anos 60 em algumas músicas. Estranho...

One thoughts on “Sahib Bibi aur Ghulam

  1. Que vem a ser um gulab jamun? xD

    Em tempo - tu escreve muito bem, naty :P

    ResponderExcluir