Adaptação

Ser um coadjuvante na história da sua própria vida é desapontador, mas eu simplesmente não consigo tomar decisões na minha vida. Talvez por medo de arrepender-me pela má escolha depois, embora ache que com tudo se ganha, até mesmo com as más escolhas. Suponho que necessite alguém a quem culpar caso as coisas não saiam como esperava e imaginava. De alguma forma, não seria isso medo de viver?
Às vezes faço comentários mentais protegendo a minha constante apatia, outras horas admito que esse fator não anda bem na minha vida, mas, sinceramente eu já não sei qual dessas duas vozes está a razão. Pode ser que nessas horas o que me reste é me jogar na piscina e ver o que será da minha vida, o único que temo -e que é inevitavel- é o processo de adaptação.
Adaptar-se é bom, natural e sano porém o que acontece comigo é um tipo diferente de adaptação: uma adaptação conformista. Assim chamo eu essa minha maneira de aceitar todos aqueles aspectos não tão bons que tentei mudar algumas vezes mas que por ser fraca, covarde ou qualquer outra coisa, acabei por me dar por vencida e aceitar as situações como se houvesse feito tudo o que estava ao meu alcance. Isso em um principio é como um escudo para mim, pois na minha cabeça posso afirmar para mim mesma um "Eu tentei!", mas com o tempo isso se torna um grande problema que vai pouco a pouco me consumindo e me deixando cada vez mais frágil e complicada.
Imaginem como se por exemplo me houvesse inscrito em um concurso de dança, tivesse me esforçado bastante mas para competir em um concurso como aquele precisasse ter mais conhecimentos. Obviamente não conseguiria passar por mais que ensaiasse todos os passos que soubesse, então me frustraria tanto por ter dado tudo de mim e não ter conseguido ganhar que acabaria fazendo essa auto-afirmação mental para fazer com que me sentisse melhor. O que acontece são duas coisas: primeiro, as coisas requerem tempo, e segundo, requerem paciencia.
Ninguém vira uma bailarina extraordinária em um ano, poucas pessoas ganhariam uma competição de dança com esse nível assim de cara. Para obter vitórias, sejam em questões laborais, afetivas ou no que for, é necessário tempo, paciencia, força e umas quantas coisinhas mais.
E aí encontramos meu problema! ;)

Leave a Reply